sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O jardim de infância que Vinícius viu (por Vinícius Ladeira)

Hoje fui levar minha sobrinha ao jardim de infância. Aquele foi um momento mágico pra mim. E acho que pra ela também. Deve ter sido a primeira vez na vida em que andara no banco da frente. Calma, explico; meu carro possui só dois bancos! Fomos conversando por todo o caminho, eu tentando entrar no mundo dela, instigando sua imaginação pra fazer com que seus pensamentos saiam da caixinha, tentando criar nossa própria lógica. Sempre falamos coisas que, aos olhos leigos, não fazem muito sentido, mas no nosso mundo tudo faz! Assim, sempre pergunto pra ela se ela tomou banho na piscina de parede, ou se a tia Juliana ja tinha estudado prédio ou buzina na escola. O legal é que a conversa rende, e muito...
Naquela tarde seca de Brasilia, em pleno mês de agosto, entrei com ela naquele universo, mãozinhas dadas, mochila rosa nas minhas costas, e me deparei com uma pequena parte do céu. Isso mesmo, olhei aqueles pequenos 'capetinhas' correndo vivamente por todos os lados e só conseguia pensar que ali estava uma sociedade, que dali poucos anos, eles estariam no comando. Juízes, professores, médicos, engenheiros, todos ali, diante dos meus olhos, cada um podendo seguir o caminho que bem desejar.. cada pequeno ser humano com todas as possibilidades e escolhas ainda por vir, vivendo a inocência de uma idade em que nada mais importa senão contar pra tia que veio no banco da frente do carro, ou dividir com o coleguinha que nadou na piscina de parede aquela manha.
Vi ali tanto potencial de mudanças profundas nas atitudes, nas crenças.. quase uma folha em branco, do tamanho de um jardim de infância inteiro e alguém pronto para escrever a historia que bem desejar. A nós? Cabe apenas tentar conservar o mundo pra chegada deles em breve. Seremos os idosos que demandarão cuidados. Nós, no auge da nossa arrogância atual com os mais velhos, julgando conhecer mais e melhor as novas tecnologias, rapidamente seremos obsoletos aos olhos daqueles pequenos. Sai daquele lugar pensativo. Mas feliz por ter passado alguns minutos, tempo suficiente pra que uma parte de mim se misturasse aos demais para formarem um único e mágico, jardim de infância.

Um comentário:

  1. Olá Gabriela, boa noite.
    Conheci seu blog através da minha mãe, Sandra de Miranda, que é sua fã de carteirinha. Sempre que pode, ela fala muito bem de vc, dos seus textos, do seu jeito meigo, entre outros tantos elogios.
    Quanto aos seus textos, concordo plenamente com ela. Vc tem uma facilidade em lidar com as palavras que me deixou constrangida em te mandar uma mensagem. Resolvi te escrever, simplesmente para dizer à vc que me vi em muitos dos seus textos e que, a partir de hj, serei mais uma seguidora do seu blog. Achei interessantíssimo! Vc e sua parceira sabem como tocar na alma e nos sentimentos das pessoas. De fato, vc deve ser uma pessoa maravilhosa. Espero um dia poder ter o prazer de conhecê-la. Muito obrigada por me presentear com seu blog. Um beijo, Fernanda.

    ResponderExcluir

Você sim? Então compartilhe com a gente: